BIM – O Caminho

De acordo com a ONU Organização da Nações Unidas, metade da população mundial vive em áreas urbanas, estimativas apontam que até o ano de 2050 o aumento populacional será de 32% chegando a aproximadamente 9,7 bilhões de habitantes, destes mais de 70% viverão em cidades.

A demanda por construções eficientes crescerá exponencialmente, a indústria AEC vem contabilizando prejuízos, pois seu processo artesanal gera grandes desperdícios, inconstância na produtividade e baixa taxa de assertividade na orçamentação, o resultado deste cenário é um produto final com alto custo e baixa qualidade.

Os desafios tecnológicos para a atualização da indústria AEC são muitas, pois está ainda não abraçou completamente as tecnologias comprovadas existentes, estando muito defasada em relação a outras indústrias que já se apropriaram das inovações e colhem os frutos dos novos recursos tecnológicos. Trazer a indústria AEC para o século XXI, é um grande desafio cheio de sutilezas e complexidades.

Ciclo BIM

Building Information Modeling, embarca um conceito que avança velozmente em terreno fértil, o momento é promissor, a comunhão entre os stakeholders através do processo colaborativo BIM, agrega velocidade, assertividade e eficiência a cadeia. As infinitas possibilidades de análises a que pode ser submetido o modelo, otimizam decisões, o gerenciamento do produto final através de sistemas integrados de manutenção, facilitam a operação. Enfim toda a cadeia pode ser beneficiada dentro de um processo completo, acompanhando todo o ciclo de vida do produto desta Indústria AEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *